segunda-feira, agosto 17, 2009

MTV Unplugged, Alicia Keys

São já bem famosas, estas sessões em modo Unplugged da MTV (ou em português, “desligado”, ou “desligadas”, para fazer concordância no género...) e desta feita estive a ouvir a sessão da senhora Alicia Keys, cantora a que não prestava muita atenção, mas sobre quem fiquei com melhor impressão.

Ela toca piano, produz e ainda canta deliciosamente.


Este concerto, ou apresentação, decorreu na Brooklin Academy Of Music e beneficia de uma boa prestação da cantora e de alguns convidados especiais, entre eles Mos Def, Damian Marley, ou Adam Levine, dos Maroon 5.


Eu gosto sobretudo do ambiente festivo que se gera nestas apresentações da MTV, porque fico sempre com a impressão que há grande descontracção e ligeireza, como se tratasse de um encontro entre amigos, para tocarem, para apreciarem o talento uns dos outros.


No caso deste, tudo parece andar em roda do R&B primitivo e nada daquelas tretas que circulam no canais de música da moda, que mostram uma pop assente no R&B e no hip-hop. Neste trabalho, Alicia rege-se pelo Blues, R&B e Soul, bem imprensa no espírito quase messiânico a lembrar aqueles pastores das igrejas de negros, que mostram uma riqueza de alegria e boa disposição, que se demarca bem da igreja tradicional; pesada e triste, represiva.


E é aí que se une a Soul e o Blues, num swing descomplexado e feliz porque poder existir.

É um álbum excelente para ouvir em várias ocasiões – quer seja um jantar entre amigos, um final de tarde de Verão em casa, até a trabalhar, ou num bar, de copo em punho.

É um trabalho muito interessante, que partilho, com selo Youtube.

0 comentários: