quinta-feira, agosto 06, 2009

1984, por George Orwell

A propósito do último post, um pequeno apontamento sobre o livro "1984".

Esta obra de Orwell conta a história de um funcionário do Ministério da Verdade da Oceania e de como ele põe de lado a indiferença perante a sociedade totalitária em que vive e se revolta. Incentivado pelo amor por Júlia e também por O´Brien, um membro do Partido Interno, ele acaba mesmo por se revoltar e acaba por descobrir que a própria revolta é fomentada pelo partido no Poder.

Foi com este obra que nasceu o conceito "Big Brother", não como programa televisivo, mas como "programa político", como forma de controlar as massas.

1984 é uma metáfora, sobre o poder e as sociedades modernas, e foi escrito com grande urgência, por um lado porque o escritor lutava contra a tuberculose, mas também porque ele queria terminar a obra a tempo, para alertar todas as gerações para o perigo que corriam.
Sendo um dos primeiros simpatizantes da esquerda, percebeu o risco que corríamos ao deixarmos o Totalitarismo chegar ao poder.

Mal desconfiava Orwell que tudo seria piorado e melhorado com o surgimento de novas tecnologias e com o melhor desenvolvimento intelectual das pessoas (embora isto não seja de todo tão certo como uma fórmula matemática) - o facto de haver maior acesso à informação não melhora os julgamentos das pessoas. O acesso à informação foi democratizado, mas a forma como a usamos pode não ser a melhor.

0 comentários: