domingo, agosto 09, 2009

Hyubris já têm álbum novo no mercado

Os Hyubris são uma banda que conheço desde os tempos em que morei em Torres Novas.

Assisti a um concerto deles numa festa de Natal comemorada em jeito de festa de Halloween, ao fundo da minha rua, no palco da Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense. De recordar que nessa noite ainda vi e ouvi os Slime Fingers, com uma formação bastante diferente da actual.

Mas continuando nos Hyubris; desde logo captaram a minha atenção por serem um projecto que fugia ao que eu conhecia em termos de sonoridade, não só pelo uso de uma voz feminina, mas muito pelas tonalidades melódicas a lembrar a folk music dos países a norte da Europa, tão na moda hoje em dia, mas ainda distante do fenómeno de globalização a que já foi sujeita.

Acabei por assistir ao Sound-check todo ( o que na práctica foi um primeiro concerto) e vi o concerto propriamente dito, com o público a mostrar-se muito entusiasmado com o lado exótico que acabavam por representar.

Logo que soube que tinham um EP tentei arranjar quem mo facultasse e consegui arranjar uma gravação. Confesso que fiquei com ideia que tinham sido melhor ao vivo do que aquilo que me soava pelas colunas, em casa, num som frio e distante de estúdio.

Mais tarde soube que havia um álbum de estreia, à venda na Fnac, mas que consegui comprar via internet com direito a autógrafo e tudo.

Agora, e depois de estar na forja algum tempo (a piada era inevitável...), heis que surge o segundo álbum, intitulado "Forja".



No homónimo álbum de estreia, é importante apontar a presença de uma interpretação da Canção de embalar, de Zeca Afonso, que está absolutamente fantástica. Aliás, e perdoe-me a banda, é o meu tema preferido do CD.




Por fim, um apontamento do Youtube, em baixo, enquanto convidados do programa Portugal no Coração, nas tardes da RTP1 e mais alguns vídeos interessantes da banda:








0 comentários: