quarta-feira, agosto 12, 2009

Are you ready for the blackout?

É título e é dúvida vertiginosa. Este álbum, dos X-Wife, roda no leitor de CD's a um ritmo dançante, já que agora, como nunca, o rock também é feito a pensar nas pistas de dança dos clubes.

Se em "Summertime Death" há velocidade e urgência em dizer tudo num só tema, chegamos a ela através de um primeiro tema introspectivo ("Nothing else to prove") e de um excelente single ("On the radio"), um tema para dançar e rodar nas rádios vezes sem conta, por ser o sonho molhado de qualquer indie-rocker, associado que está a uma explosão psicadélica com doses de pop e rock. Aliás, logo no primeiro tema, o título evidencia como é que estes rapazes sentem agora - já não têm nada a provar. Já plantaram as sementes e agora resta-lhes a ambição de furar os mercados lá fora e manter o interesse por parte do público portugues, nos fãs, e quem mais se juntar à "causa", naquilo que vão fazendo: música fresca e com muito groove.

A componente "electrónica" está muito presente em todo o álbum, ou não fosse o guitarrista e vocalista o conhecido DJ Kitten, acompanhado por um baixista cheio de groove e um baterista que também deita mãos aos sintetizadores e drum machine.

Curioso por mais informação, fiz uma rápida pesquisa sobre a banda, mas sobretudo sobre este álbum - lançado oficialmente no Passos Manuel, no Porto, com um padrinho muito importante no panorama musical português: Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés. O guitarrista dos Xutos aproveitou a oportunidade para lembrar que há bandas em Portugal que merecem destaque e atenção, porque "cá dentro" também se faz boa música.

Entre a velocidade sónica e gostinho pela dança, o álbum revela também um lado mais negro, mais introspectivo da banda, como no tema "Fantasmas", que logo no início é inundado com feed-backs de guitarra e sons distorcidos. Parece-me que se torna numa malha fechada sobre si mesmo, sem respirar, hermético.

Já a finalizar o álbum, temos a "Fireworks", um tema que está ao nível do "On the radio", revelando enorme potencial para se fazer valer nos air-play nacionais sem que dependam das já aqui citadas cotas de transmissão de música nacional.

O álbum fecha com o tema "Heaven Knows", um tema que tem uma boa batida que parece querer encerrar a escuta deste trabalho numa toada positiva, mas ainda assim alternativa ao rock convencional. Será uma espécie de "acabar bem", como naqueles filmes de roteiro mais alternativo, mas que têm, mesmo assim, um final feliz.

A título de curiosidade, aquando da última passagem de James Murphy, dos LCD Soundsystem, para actuar no Lux, levou com ele uma cópia do Are you ready for the blackout, ficando no ar a ideia que o "patrão" da DFA Records podia vir a abrir mais algumas portas à banda portuense, já que ele é um dos nomes associados ao universo da música alternativa/electrónica e do rock dançante.

Também ainda como curiosidade, lanço aqui um endereço de um blog que me suscitou a atenção enquanto pesquisava informação relacionada com a banda - trata-se de um fotógrafo, a meu ver, muito talentoso e que parece estar associado a algumas bandas nacionais.
Cliquem aqui!

0 comentários: