sábado, agosto 29, 2009

Michael Jackson, realidade e lenda

Apesar de já não estar entre nós há pelo menos dois meses, Michael Jackson continua a alimentar os meios de comunicação à escala global.

Porque faria hoje 51 anos, o Google assinala a data e lembrou-me a ocasião.

Assim resolvi consultar as últmas notícias sobre o cantor e é impressionante a variedade de informação que se consegue obter.

Em Hollywood, no museu de cera Madame Tussauds, uma nova estátua é colocada em exposição, numa homenagem que teve direito a cerimónia no passado dia 27.

Em relação ao mais que provado consumo de drogas de Michael, junta-se ainda o consumo de Marijuana, encontrados que foram alguns pacotes da substância no seu quarto.
No entanto, a morte do cantor terá sido provocada pelo fármaco Propofol, que terá provocado uma intoxicação - a causa de morte já está oficializada pelo Instituto de Medicina Legal de Los Angeles, não restando dúvidas. Foram ainda encontrados no organismo de Michael Midazolam, Diazepam, Lidocaína e Efedrina.

The Official Michael Jackson Opus

Todas as manifestações que agora surgem a lembrar o cantor revelam a importância mediática que Michael Jackson tinha, não só pela importância que teve enquanto músico, mas como figura controversa, pelas plásticas, pelos processos em tribunal por alegada pedofilía, ou pelo aguardado regresso aos palcos.

Desta feita, já se prepara para chegar ao mercado um livro, uma biografia autorizada pelo próprio ainda em vida, "um livro de mais de 12 quilos", que conta nas suas 400 páginas fotografias, cartas, letras de músicas nunca publicadas e desenhos feitos por si. O lançamento está previsto até final do ano.

Teoria da conspiração

Entretanto já circula pela internet um vídeo que alegadamente prova que o cantor ainda está vivo, alimentando as teorias de que a morte teria sido forjada. Tal como aconteceu com Elvis Presley, os fãs recusam-se a admitir a morte do ídolo e parecem encontrar sempre elementos que alimentam uma grande trama para fugir à ribalta.

Circula na internet um vídeo de 29 segundos através do qual o seu autor, registado no YouTube como TheMJisAlive, defende que Michael Jackson está vivo.

"Este vídeo prova que o Michael está ainda vivo. (...) verifiquei a matrícula e tudo indica que o Rei da Pop sai da mesma carrinha onde o seu corpo foi transportado", argumenta o homem que diz ter filmado etas imagens, apresentado como um cidadão de nacionalidade espanhola de 20 anos de idade.



As imagens não provam nada, mas levantam mais controvérsia - o que interessa saber é até que ponto Michael Jackson lucraria com a sua própria morte, uma vez que até se dispôr a regressar aos palcos o cantor já pouco teria lugar na ribalta, estando afastado dos holofotes da fama.

0 comentários: