segunda-feira, agosto 17, 2009

Arctic Monkeys ao vivo em Glastonbury, 2007

Hoje ainda consegui ouvir mais espectáculos em DVD - Arctic Monkeys em Glastonbury e no ApolloTheater, se não estou enganado, em Londres.

Cada vez mais me convenso que o concerto a que assisti em Lisboa, no Coliseu, foi um fraca imagem daquilo que a banda vale. É divertida, tem energia e encontra no seu vocalista uma voz para nos fazer sentir bem próximos deles, mas em Lisboa foram frios e distantes. Associei a distância à tenra idade do grupo, mas vou vendo filmes de concertos no continente inglês, nos mais variados ambientes e a disposição é outra.

Neste momento, tenho mais é curiosidade em saber em que direcção irá a banda, que sonoridades adoptará - há já uma ideia de que no álbum que está prestes a sair o ambiente será bem mais negro, sobretudo quando posto em comparação ao último, que carrega no tema "Fluorescente adolescente" um single bem colorido e a imagem descontraída que é a antítese das nuvens negras que povoam este novo trabalho.

Ainda sobre a actuação em Glastonbury, há que destacar a participação de Dizzee Rascal num tema, um rapper que eu honestamente não sei quem é, mas que aparece ali um bocado desenquadrado, enquanto rodava um tema - acaba por não destoar tanto assim, sinal de que as canções dos ArcticMonkeys valem por si, mesmo se sujeitas a diferentes roupagens.

Mais espectacular é quando a banda se lança a tocar um versão do tema imortalizado por Shirley Bassey, "Diamonds Are Forever", da banda sonora "do Bond de 1971", cujo título era o mesmo da canção.

A terminar, atrevo-me a dizer que pode ter ali nascido o projecto paralelo do vocalista Alex Turner, os The last shadow puppets, com o também vocalista da banda The Rascals. Este último é apresentado como um amigo e participa num tema, denotando já a sonoridade que Turner engendrou para o projecto o projecto paralelo.

O alinhamento do concerto foi este:

'When The Sun Goes Down'
'Brianstorm'
'Still Take You Home'
'Dancing Shoes'
'From The Ritz To The Rubble'
'Teddy Picker'
'This House Is A Circus'
'Fake Tales Of San Francisco'
'Balaclava'
'Temptation Greets You Like A Naughty Friend'
'Old Yellow Bricks'
'I Bet You Look Good On The Dancefloor'
'If You Were There, Beware'
'Fluorescent Adolescent'
'Mardy Bum'
'Do Me A Favour'
'Leave Before The Lights Come On'
'The View From The Afternoon'
'Diamonds Are Forever'
'505'
'A Certain Romance'

0 comentários: