segunda-feira, agosto 10, 2009

Ando a ouvir piratas metaleiros (Alestorm)


Esta é umas das bandas que ando a ouvir últimamente: Alestorm, uma banda de Pirate Metal, um sub género metaleiro a que respondem, duvidando este vosso araúto de coisas boas e giras que haja mais bandas a practicar o tal metal piratesco.

Não tenho grande conhecimento da banda, por isso recorri à Wikipedia para me documentar em relação ao grupo.

Os primeiros passos da banda remontam a 2006, altura que terão lançado dois EP’s.

O álbum de estreia só surge dois anos depois, pela Napalm Records, com o nome Captain Morgan’s Revenge.

A última notícia que surge espalhada pela net é a de a banda ter lançado um desafio a produtores, dj’s, manipuladores de samples, etc, para pegarem no tema “Keelhauled” remisturarem-no, para fazerem dele um “hino de dança”, segundo Christopher Bowes, front-man da banda.

Será ironia, ou sarcasmo?

Quanto ao metal praticado, é muito curioso, porque tem momentos meio abimbalhados, a soar a Polka, ou assim, mas tem uns riffs de guitarra bastante poderosos, carregados de balanço e agressividade, mas tudo complementado com melodia ora festiva, ora orquestral.

Quando não se perdem muito num acordeão pituresco, conseguem sacar boas melodias e tem peso q.b..

Muito interessante, mas parece-me que nunca serão a banda preferida de niguém, ganhando essencialmente a outras bandas de metal mais melódico, porque se afastam do Power Metal que já deu o que tinha a dar. Ainda oiço coisas de Helloween, ou Stratovarius, mas já me custa descobrir bandas novas deste género, porque é tudo demasiado igual.

De qualquer modo, se planearem uma festa de cerveja no vosso quintal e quererem ter uma alternativa aos Tankard, enquanto saboreiam uma cerveja gelada, ouçam estes piratas metaleiros.

0 comentários: