quarta-feira, novembro 12, 2008

Em Bruges, crime e comédia

Ontem fui tirar a barriga de misérias no que toca ao cinema e fui ver o filme “Em Bruges”, do realizador Martin McDonagh.
Ia preparado para ver uma daquelas comédias do tipo Britcom, carregadas de non-sense e personagens realmente parvas. Mas, embora seja, efectivamente, uma comédia, não deixa de ser uma comédia inesperada. Inesperada porque não obedece aos ritmos a que estamos habituados e sobretudo porque funde tragédia e tristeza num caldeirão que acaba por transbordar em humor. As emoções a que o espectador fica sujeito, positivas ou negativas, são elevadas ao extremo e é essa a beleza do filme - do humor à tragédia, num universo muito distante de séries como Little Britain.
Passando um breve olhar pela sinopse:
“Em Bruges”, decorre na cidade belga presente no título, a mais bem preservada cidade medieval em todo o país. Os atiradores profissionais Ray (Colin Farrell) e Ken (Brendan Gleeson), depois de um “trabalho” difícil, são para lá enviados, seguindo ordens de Harry (Ralph Fiennes), o seu chefe londrino. Completamente deslocados no meio da arquitectura gótica, canais e calçadas, os dois homens limitam-se a ver os dias decorrer, como simples turistas. Se Ray odeia o local, Ken encontra paz de espírito na beleza e serenidade da cidade. Enquanto aguardam a chamada de Harry, a experiência torna-se mais surrealista, envolvendo-se ambos em estranhos encontros com a população local, turistas, arte medieval violenta, anões e prostitutas holandesas.
Quanto aos actores, é claro que o destaque vai para a dupla que acompanhamos durante toda a história, mas a verdade é que todos representam personagens muito bem conseguidos, mesmo os que têm menor protagonismo.

2008
Estreia nacional: 30 de Outubro.
País: Reino Unido, Bélgica.
Género: Comédia, Crime.
Realização: Martin McDonagh
Intérpretes: Colin Farrell, Brendan Gleeson, Ralph Fiennes.

0 comentários: