sexta-feira, novembro 14, 2008

Britney Spears (cont)

Depois de digerir os prémios europeus de música da MTV, os EMA (European Music Awards), decidi fazer alguma investigação sobre a menina Britney Spears, no sentido de perceber que álbum era este “Blackout”, que a levou a ser galardoada com dois prémios – o de Álbum do Ano e Artista do Ano.
Fui à Blitz on-line espreitar se alguém mais se tinha manifestado, em favor ou desfavor deste “renascimento artístico”, e em baixo passo algumas transcrições que revelam as opiniões presentes num dos fóruns da revista on-line, lançada que é a questão, através de um artigo da Blitz – dei-me a liberdade de seleccionar e editar todos os textos, sem no entanto alterar o sentido dos mesmos. Trata-se apenas de uma amostra; várias opiniões.


O renascimento de Britney Spears – verdadeiro ou fabricado?
Um ano e três troféus depois, a cantora sai em estado de graça dos prémios da MTV [os prémios a que se refere o artigo não são os EMA. São “prémios vídeo”]. Como quem apaga de vez as más memórias, ganhou as três categorias para que estava nomeada – Melhor Vídeo Feminino, Melhor Vídeo Pop e Vídeo do Ano – todas por “Piece Of Me”. Será pelo que reza a afortunada música? (…) Como elencou (…) o jornal The Independent , “83 milhões de discos vendidos, dois casamentos, dois divórcios, dois filhos, perdida a batalha de custódia destes, repetidos exames psicológicos, dezenas de milhares de paparazzi, uma capa de revista em que aparece nua e várias recaídas mediáticas depois”, a carreira da menina bonita da MTV parecia ter acabado.
Mas em escassos meses, Britney fez reabilitação numa clínica, anunciou um novo álbum e, pela primeira vez e apenas numa noite, em 10 anos de carreira e 16 nomeações, conseguiu finalmente levar três dos cobiçados troféus da MTV para casa. Que pensam os leitores da BLITZ desta reabilitação pública?

Aconteceu a Britney, mas é algo que é comum a muitos dos músicos: hoje estão na mó de cima, amanhã na mó de baixo, depois de amanhã voltaram à ribalta.E há muito senhor músico a quem também aconteceu isso: Johnny Cash não esteve uns anos “esquecido”? Bob Dylan também não teve aí uns anos um pouco mais em baixo? A verdade é que hoje os media precisam de criar notícia. No início, Spears era notícia porque era a nova menina bonita do pop, a sucessora de Madonna, a “next best thing”.
Depois, por uma razão ou por outra, começou o “declínio”. Mas até que ponto é que o próprio declínio não foi fabricado (ou empolado) pelos média? Será que coisas que dantes eram “cool” agora eram sinais de degredo?
Acho que acima de tudo, existe um grande empolamento da comunicação social neste tipo de casos. Cria hypes, destrói-os, renasce-os.A nós, leitores e melómanos, cabe-nos ter discernimento de distinguir o principal do acessório e de perceber que nem tudo o que parece é...Enquanto mantivermos o espírito crítico e a mente aberta, estas manipulações têm menos efeito e pode ser que a música se sobrepunha aos fait-divers.
(…)Se ela está realmente recuperada ou não, isso não sei. A falta de notícias escabrosas tanto podem dever-se a ela ter finalmente passado a usar cuecas e passar a guiar os carros com alta voz e sem os filhos ao colo, como pelos PR terem pago aos tablóides para deixarem de comprar fotos comprometedoras dela (os papparazzi são todos free lancers, se não comprarem as fotos dela escolher alvos mais rentáveis) com a promessa de se a deixarem em paz vão ter uma Britney de novo em forma... para poderem destruir de novo daqui a uns anos.(…)
Existe alguma coisa verdadeira na MTV? Pensei que fosse tudo de plástico.
(…)Acho que sim. Afinal de contas, ela tem tudo para ser uma enorme artista e uma “entertainer” memorável. Apenas tem a vida num oito, mas pelos vistos, mostrou - se recuperada de tudo o que passou.
(…)
Acho que sim. Não gosto da música dela, mas respeito a carreira, e isso é mesmo de louvar. Agora que se mantenha no caminho certo.
(…)
Não estão a fazer mais do que a obrigação deles. Foram os media (e a MTV tem uma quota na culpa) que pegaram na menina do Louisiana do Disney Club e que quiseram fabricar um fenómeno. Acho que, aos 16 anos, quando assinou o “pacto com o Diabo”, a Britney não devia ter a mínima noção do quão maquiavélicos são os media e do quão destrutiva a fama pode ser - ainda por cima para um produto fabricado.
Por isso, já que souberam pô-la no topo e já que souberam arrasá-la com ela por completo numa fase pessoal bastante má, agora só têm a obrigação de ajudá-la a apanhar os cacos e a ajudá-la a reconstruir e a prosseguir com a carreira com aquilo que eles trabalham... a imagem perante a esfera pública.
(…)
Ela não é nenhuma Fénix. A única coisa que renasceu nela foi o cabelo. Ainda assim, com muitas extensões (fabricadas) à mistura. Tudo o resto é fabricado pela “máquina” que está atrás de qualquer artista. Neste caso a máquina MTV deu uma grande ajuda, tem o poder de colocar no topo artistas medianos, ou simplesmente ignorar outros de qualidade comprovada.(…)
Penso que.... parte da indústria musical se dedica a criar intrigas de forma a entreter donas de casa, reformados e adolescentes, para não criarem distúrbios na via pública nem se porem a especular demasiado sobre política porque isso ia dar problemas. Em ultimo caso um golpe de estado. Tanques na rua. Gente fardada. Tudo porque já não há Britney nas revistas. Não, não podemos deixar que isso aconteça. Há que entreter a população para que não se preocupem com coisas importantes!A ideia não é minha, foi tirada do livro do Manuel João Vieira :)
(…)
Eu continuo a dizer que a blitz já esta a exagerar um bocadinho... Não faltará muito para que a Blitz mande um paparazzi atrás dela para juntar aos muitos que já andam... Não há noticias mais interessantes sobre o Rage against the machine, ou Elvis, ou Marilyn Moroe, ou Muse, ou Radiohead (…).(…)Antes de perguntarem se o “Renascimento” foi ou não fabricado, perguntem - Existe alguma coisa na carreira dela (e da maioria de artistas mais comerciais) que não tenha sido fabricado? Quem prestar a mínima atenção a história da Britney sabe que ela foi muito “incentivada” pelos pais a procurar uma carreira artística... Tudo o que fez foi extremamente planeado, nada ocorreu por acaso. Isso para mim é uma carreira “fabricada”, na medida que nada aconteceu de forma natural.
Atenção que isto não é uma critica à Britney, fui muito fã dela e respeito-a como respeito qualquer outro artista, por isso é que não me parece justo andarem a falar de suposto renascimento fabricado quando tudo o resto é.
(…)
(…) Vamos ser adultozinhos e avaliar seriamente. É claro que os prémios MTV sempre se adequaram à vontade das pessoas.
(…)Penso que isto é um bocado fachada! O facto de ela estar a passar uma fase melhor não quer dizer que esteja realmente bem e curada! Mas se realmente estiver nós só temos que ficar felizes porque uma cantora como ela é um património mundial! Fora de brincadeiras ela é realmente uma boa cantora e pode ensinar a muita gente o que é realmente cantar e dominar o palco e o público! Passou por grandes momentos de glória, que nós esperemos que não acabem! Para acabar tenho que dizer que o facto de aparecer nua numa capa de revista não a favoreceu nada em matéria da custódia dos filhos. Se para muitos ( homens) ela subiu uns pontinhos, para muitos e muitas também ela desceu tornando-se a menina desavergonhada!
(…)
Entretanto, enquanto fiz algumas pesquisas sobre a (agora menos) polémica cantora, li que já foi anunciado na passada sexta-feira, no sítio oficial da Internet, a capa e os títulos dos temas do novo álbum. O novo trabalho chama-se “Circus” e tem data prevista para chegar às lojas a dois de Dezembro deste ano - mesmo a tempo de aproveitar o sucesso que Britney Spears teve nos EMA, durante a época que se avizinha, o Natal.
A primeira música de “Circus”, intitulada “Womanizer”, já atingiu os tops americanos e “assinala o regresso da artista às lides musicais”, destaca o Disco Digital.

0 comentários: