sexta-feira, novembro 14, 2008

Babylon A.D

Dediquei-me há um par de dias atrás a ver o primeiro de alguns filmes que me emprestaram.
O primeiro que vi foi Babylon A.D., do realizador francês Mathieu Kassovitz, autor de filmes como “O Ódio” e “Assassino(s)”, “Os Crimes dos Rios Púrpura” e “Gothika”. Kassovitz participou também, como actor, em “O Fabuloso Destino de Amélie” e “Munique”.
Confesso que a expectativa não era muita.
Pegando um pouco na sinopse, a história gira em torno de Toorop (Vin Diesel), um personagem que sobreviveu a várias guerras “que devastaram o mundo desde o início do século XXI. A máfia que reina na Europa de Leste confia a este mercenário uma delicadíssima missão: acompanhar uma bela rapariga chamada Aurora, numa viagem da Rússia a Nova Iorque, e entregá-la a uma poderosa ordem religiosa. Toorop terá de proteger a jovem de todos os perigos, em conjunto com a tutora de Aurora, a Irmã Rebecca (Michelle Yeoh)”, descreve o jornal Público, na sua edição on-line.
Para além disto, pouco há a acrescentar, porque não passa daqui. O cenário “desenhado” é o de uma civilização em declínio, com todos os aspectos negativos da Humanidade (poluição, guerra, violência, crise financeira, etc, etc) a serem muito explorados. A prestação dos actores é má, com Vin Diesel no seu pior (no estilo porco, mau e feio) e com uns diálogos que em nada favorecem a história – é recorrente o cliché “não confio em ninguém e sou um solitário”.

Babylon A.D.
Título original: Babylon A.D.
De: Mathieu Kassovitz
Com: Vin Diesel, Mélanie Thierry, Michelle Yeoh
Género: FC, Thr
Classificação: M/12
EUA/FRA, 2008, Cores, 90 min.

0 comentários: