sábado, abril 10, 2010

Recital piano Jazz, Kirk Lightsey, 3 Abril, Malaposta

Foi já em cima das 21h30 da noite do dia 3 de Abril que cheguei à Malaposta - para quem não está a situar, é só procurar no diagrama da rede do Metro de Lisboa a estação do Sr. Roubado. Era a hora apontada para o início do espectáculo, mas concluímos (eu e a minha companhia), que havia um atraso; havia pouca gente com bilhete comprado e aguardava-se que mais pessoas chegassem para o recital.

Agora, depois de me sentar no meu lugar, depressa concluí que já tinha visto uma súmula do que seria o concerto, que começou com Kirk Lightsey sozinho em palco, mas continuou com Maria Viana na voz e terminou com um momento de improviso, totalmente previsto, de uma cantora norte-americana a acompanhar a cantora portuguesa na voz.

Ou seja, aquilo que se passou na apresentação da Fnac, agora em formato long-play, por assim dizer.

Os mesmos temas e mais alguns, o mesmo sentido de humor, piadas à fraca assistência presente na sala, a mesma forma corajosa com que Maria Viana se lança aos temas numa aparente improvisação de alinhamento e sobretudo a forma calorosa como a intérprete se relaciona com a audiência.

Senti o mesmo interesse e a mesma frescura cultural de uma espécie de cruzamento entre a intelectualidade e o popular, como se de certa forma se desmistifica-se um estilo tão associado às elites.

De resto, não me ocorre acrescentar mais àquilo que já tinha sido a actuação na Fnac do Colombo, senão decalcar um pouco a informação disponibilizada nas plataformas institucionais sobre o pianista norte-americano, que apesar de tudo era quem figurava no cartaz.

Kirk Lightsey

Nasceu em Detroid em Fevereiro de '37, começou os estudos com Johnston Flanagan, estudando depois também com Glady's Wade Dillard.

Foi na Cass Technical High School que Kirk conheceu o Jazz e aos 18 anos optou por tornar-se profissional.

Obrigado a cumprir recruta, regressou a Detroid e continuou a sua carreira musical - tocou para a Motown e ainda conseguiu estudar a vertente mais clássica do piano com Boris Maximovich.

Essencialmente, Kirk Lghtsey define-se como um pianista "de Detroid incorporando a iluminação de Bud Powell, o estilo de Art Tatum e um sentimento bebop".

0 comentários: