quarta-feira, abril 07, 2010

Maria Viana, 31 de Março, Fnac Colombo

Quando celebra 30 anos de carreira a cantar Jazz, Maria Viana vê-se à boleia (sem sentido pejorativo!) de algumas coincidências.

O lançamento de um livro que se faz acompanhar de um cd sai para o mercado, com destaque na Fnac. Ilustração a cargo de Xico Fran, artista plástico, textos de Barros Barroso, Duarte Mendonça, João Moreira dos Santos e José Duarte.

Motivo de forte interesse: o livro não se limita a retratar o percurso de uma jovem Maria Viana, porque consegue ser também um documento histórico, ao esboçar o cenário do Jazz no nosso país durante a década de 70, período em que o "pai do jazz", Luís Vilas-Boas, se envolveu na criação da "prima" escola do estilo em Portugal, o Hot Club, e na apresentação de espectáculos ao vivo nomeadamente ao abrigo do Festival de Jazz de Cascais.

Apesar de se tratar de uma apresentação musical ao vivo, não é demais estar aqui a falar no livro porque este foi o motivo para a mesma e tomou parte considerável do tempo em que estive presente na sala de espectáculos da Fnac do Colombo, que envolveu a conversa chata de editor, mas teve também o apelativo discurso descomplexado e apostado desmontar todos os preconceitos que se encontram no mundo da música, nomeadamente no Jazz, por parte da cantora, figura interessante e desconcertante.

Entretanto, ainda explicando as coincidências, a Fnac associa-se a João Moreira dos Santos, na criação de uma rubrica dedicada ao Jazz - concertos, workshops, palestras, apresentações, etc.

Por fim, Kirk Lightsey, histórico pianista, encontrava-se em Portugal numa tourné em nome próprio. Foi ele quem acompanhou a cantora, na interpretação de 4 temas, para deleite de todos presentes.

O melhor estava reservado para o fim - Maria Viana desafiou todos a acompanha-la num tema e do meio da plateia surgiu uma voz perfeita. Será qualquer coisa como Kate Tate o nome desta sua "colega de profissão", assim foi apresentada, sobre quem não encontro nada na internet, mas que é uma vocalista de firme timbre, presença, consciência. Perfeita. Mais um bocadinho e até nos esquecíamos que o espectáculo era da portuguesa.




Para quem não sabe, Maria Viana participou, antes de iniciar uma distinta carreira no Jazz, numa das primeiras girls-bands em Portugal, durante a febre dos Abba, as Cocktail - eram estas Maria Viana, Rita Ribeiro e a cantora mais tarde conhecida como Ágata.

0 comentários: