quinta-feira, abril 22, 2010

"O Senhor Ventura", Miguel Torga

Percurso de vida de um homem do interior do país, do Portugal rural, que parte numa jornada de aventuras, pelo mundo.

É no Oriente que acaba por se ver envolvido em amores por uma mulher, com quem casa e tem um filho. Regressa a casa, ao seu Alentejo, e é aí que o autor se reencontra com o seu sentimento telúrico, com a ligação à terra e à natureza, neste caso específico, às suas raízes.

É isto.

Gosto da escrita do Torga, acessível mas cheia de significado, parecendo-me no entanto que nada daquilo que constrói seja memorável. Li o "Bichos" e depois de ler este fico com uma certa frustração por me parecer que tão boa escrita merecia personagens e um enredo mais marcante. Tenho dificuldade em recordar a narrativa, os factos e as personagens desse primeiro que li deste autor e desconfio que o mesmo se vai passar com este "Senhor Ventura", perdido e levado na corrente da memória.

Segundo apurei, este livro costuma ser negligenciado quando se enumera a obra do autor, porque, como é explicado pelo próprio no prefácio desta edição, "O senhor Ventura" foi escrito durante a adolescência de Miguel Torga.

E eu diria, até, que este livro é ideal para jovens a entrar em idade adolescente que gostem de ler, que gostem de ler aventuras, mas que também queiram iniciar-se na leitura de autores consagrados. É um excelente exercício.

0 comentários: