sábado, maio 01, 2010

Workshop: o músico e a linguagem musical (com Mike Gaspar - Moonspell)

Tarde de muito calor e muito sol; ambiente estranho para uma sessão metaleira. No entanto, o espírito da sessão não era virado para o mosh-pit, nem para o head-banging. Tratava-se de um final de tarde descontraído, em amena cavaqueira, por assim dizer, momento de aprendizagem e troca de experiências.

O baterista de Moonspell acabou por desenvolver ideias e conceitos muito simples, mas que funcionam como dicas e ideias soltas que focaram não só o trabalho de bateria e seus aspectos técnicos, mas também noções que se aplicam ao som geral de uma banda.

Um aspecto em que insistiu muito foi a necessidade de ouvir os outros elementos da banda, dando por exemplo que se existe um momento em que há uma parte mais importante de voz, o baterista, neste caso ele, não se deve por a fazer grandes apontamentos de bateria, como sejam "breaks".

Pode parecer bem óbvio e ideias pouco elaboradas, mas são conceitos essenciais e que ajudam a definir a qualidade de uma banda e, mais importante, nem sempre são lembrados na hora de construi um projecto sólido.

Por fim, com um dos guitarristas seu companheiro de banda, nos Moonspell, interpretaram, com a ajuda de alguns samples, 3 temas da banda de metal portuguesa.

Muito bom.

0 comentários: