sábado, maio 01, 2010

MusicBox Docs - JP Simões (26 Abril, Cinema São Jorge)

Primeiro de uma série de documentários sobre bandas portuguesas, desenvolvidos pelo MusicBox em parceria com o Festival Indie Lisboa.

Entrevistas dirigidas pelo jornalista Mário Lopes e realizados por Paulo Prazeres.

JP Simões

Há uns anos atrás desloquei-me a Torres Novas, no caso às festas da cidade, para ver uma banda na qual tocava um tipo que, à data, tinha sido meu professor de música.

No entanto, depressa soubemos que não era essa banda que actuava nessa noite, antes os Belle Chase Hotel, de Coimbra. Nunca os tinha ouvido tocar, mas tinha algumas noções de quem eram.

Acabou por ser uma óptima noite de música e acabei por, mais tarde, ver uma das vocalistas da banda junta-se aos Wraygunn, projecto do também conimbricense Paulo Furtado.

Quanto a JP, o carismático vocalistas dos Belle Chase, soube-o no projecto Quinteto Tati e mais tarde a enveredar numa carreira a solo.
Embora sem conhecer bem o seu trabalho, sei-lhe as sonoridades, vindas da música brasileira, nomeadamente quase decalques de Chico Buarque - assunto nada tabu para JP, que assume essa influência.

Agora, confesso, sou mais fã da figura e das opiniões do escritor, compositor, cantor, do que propriamente da sua música. Gosto do seu sentido de humor e das suas opiniões sobre assuntos vários e, até, sobre banalidades.

Com tanta gente sem talento nem nada para dizer a escrever livros, pergunto-me: para quando um livro, JP?

0 comentários: