domingo, maio 23, 2010

"9"

Realizado por Shane Acker, "9" não é uma história muito original, do ponto de vista do argumento. Além de bater no conceito "Homem vs Máquina", faz-se representar por uma série de clichés típicos no cinema de e para as grandes massas.

Shane Acker chamou a atenção dos críticos cinematográficos com as suas imaginativas curtas-metragens de animação, nomeadamente "The Astouding Talents of Mr. Granade", de 2003 e "The hangnail", de 1999. Foi, no entanto, em "9" que Shane concretizou o seu potencial. Tim Burton viu isso mesmo e assim nasceu "9", a longa-metragem.

A história decorre num futuro não muito longínquo, onde o nosso planeta foi devastado por um conflito entre homens e máquinas. Umas pequenas criaturas que se assemelham a bonecos de serapilheira ganharam vida própria e, agora, tentam resistir às máquinas que tudo fazem para por fim à vida como a conhecemos.

Com uma forte componente visual, a história acaba por ser uma visão interessante destes cenários já vistos noutros filmes e histórias. Embora tenha ouvido o contrário e com sentido depreciativo, parece-me que não se desvirtuou muito a versão original, a da curta metragem.

Os personagens ganham voz (na primeira versão eles não falavam) e a personalidade é mais desenvolvida. E embora meio estereotipados, são credíveis. Os cenários são pormenorizados e conseguem exteriorizar engenhosamente a atmosfera sombria que acompanha constantemente a narrativa.

Não se tratando de uma animação da Pixar/Disney, ou da DreamWorks é bastante menos comercial, até porque não é aconselhável a crianças, visto ter algumas sequências mais violentas.

Em baixo as "curtas" "The Astouding Talents of Mr. Granade", "The hangnail" e "9", o trailer de "9" (a longa-metragem) e, para quem já se perguntou de quem é o tema que se ouve no trailer, a malha completa - dos Coheed and Cambria.









0 comentários: