quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Sherlock Holmes

"Elementar, meu caro Watson", terá pensado Guy Ritchie quando pegou no clássico de Artur Conan Doyle - o regresso de Sherlock Holmes implicava uma revisão de estilo. Significava adoptar uma visão mais moderna do investigador mais famoso do mundo.

Alvo de inúmeras adaptações para o cinema e televisão, nunca os personagens foram tão recriados ou transformados. O que implicava um grande risco. Era muito fácil acusar-se a produção de adulterar os dois investigadores, sobretudo a personagem de Sherlock, que deixa de lado a figura sóbria e composta (ainda que excêntrica), para passar a ter um perfil mais boémio e mundano.

Assim, Guy Ritchie realiza um filme de aventura, com bastante acção e não apenas de investigação.

A dupla de actores funciona muito bem (aliás, tem sido o maior trunfo junto da crítica), com Downney Jr. a representar um Holmes muito relaxado e popular entre as mulheres e Jude Law, um Watson inteligente e sensato.

A intriga é boa quanto baste e gostei muito da fotografia - tem uma imagem que alimenta muito bem um ambiente mais sinistro e escuro que beneficia o filme, já que acaba por lhe dar um ar mais sério. Trata-se de um filme que se pretende para as massas, que pretende ser um blockbuster e que pretende ser um filme simples de aventura para entreter. A fotografia crua e sinistra faz o equilíbrio entre entretenimento e seriedade.

Sequela

A história termina em aberto, ficando espaço para uma sequela. Depois dos riscos que correram com as alterações de imagem de Sherlock Holmes, é natural que houvesse a ambição de fazer uma série de filmes, aproveitando a figura revitalizada do detective inglês. O risco era grande, mas ficava a possibilidade de continuar um trabalho arrojado.

Fazendo um balanço pessoal, acho que a continuação vai surgir naturalmente, até porque, como já disse, a dupla que protagoniza o filme funciona muito bem e parece que isso é meio caminho andado para que o público sinta necessidade de saber em que aventuras andam metidos.

0 comentários: