terça-feira, fevereiro 16, 2010

"The Box"

Sabendo que custaria uma vida, de alguém que lhe é desconhecido, e que lucraria um milhão de dólares, perante um enorme botão que confirma decisão, pergunta-se: carrega no botão e lucra, ou poupa a vida de um estranho?

A história deste filme desenrola-se durante os anos 70, em plena corrida nuclear. "The Box" segue um casal que é confrontado com um estranho que lhe oferece uma caixa muito peculiar - se carregarem num botão, há uma pessoa qualquer no mundo que morre, mas eles receberão um milhão de dólares.

O filme, de 2009, é realizado por Richard Kelly, nome marcado por "Donnie Darko", um filme com o mesmo espírito alternativo, mas de que, por sinal, não gostei.

Mas gostei deste. Possivelmente uma homenagem às fitas dos anos 70 e aos filmes de ficção científica dessa altura. Aliás, no desenrolar da história, comecei a notar semelhanças com alguns episódios da clássica série "The Twilight Zone", que explorava dilemas humanos em ambiências sci-fi, thriller, horror, suspense. Curioso foi, após uma pequena investigação, concluir que durante a temporada dos anos 80 da série norte-americana a historia foi adaptada para um episódio.

Depois de ver Avatar, gostei de ser surpreendido com um conceito inverso ao do filme de James Cameron. Se em Avatar parecia que a história servia de pretexto aos efeitos especiais, aqui a intriga é servida por excelentes efeitos, que nunca causam sensação de espanto, mas completam esta visão do fantástico com nota muito positiva.

"Button, Button"

"The Box" baseia-se num conto de Richard Matheson, um autor e argumentista norte-americano. Inicialmente publicado na Playboy, em 1970, o conto foi mais tarde republicado como parte de uma colecção de contos do autor.

Em "Button, Button" o desfecho é diferente, com a esposa a carregar no botão, a receber o dinheiro, mas com o custo da morte do seu marido - o homem morre num acidente de comboio. A mulher, inconformada, pergunta ao estranho que lhe entrega o dinheiro porque é que o marido morreu, já que o acordo era morrer alguém que não conhecesse. "Acha que conhecia realmente o seu marido?", responde o estranho.
Porque o final foi modificado para o episódio da série "The Twilight Zone", Matheson desaprovou a adaptação do conto para a TV.

0 comentários: