sábado, janeiro 31, 2009

Bob Dylan e Will.i.am juntos em campanha da Pepsi



Já lhe chamam vendido por se ter associado a uma campanha publicitária - Bob Dylan vai gravar um anúncio da Pepsi com Will.i.am, dos Black Eye Peas, contrariando a sua veia revolucionária e crítica da sociedade e dos seus defeitos de consumismo, entre outros aspectos menos positivos.

O anúncio televisivo será apresentado oficialmente neste fim-de-semana, no Super Bowl, onde os dois actuarão, dando vida ao tema "Forever Young", um clássico do cantautor norte-americano.

A notícia foi avançada pelo revista inglesa New Musical Express, que anúncia ainda que a Pepsi estará em vias de comercializar esta nova versão da canção no iTunes.

Embora seja de âmbito diferente do lançamento do álbum dos Sígur Rós - como frisei e insisti num último post-, a verdade é que a indústria da música continua a desenvolver-se ao ritmo da necessidade de sobrevivência e da necessidade de procurar outras formas de chegar às pessoas, mantendo lucros. Neste caso, recupera-se a associação das grandes bandas ou artistas mundiais à publicidade, espaço que entretanto tinha ficado reservado a bandas em início de carreira.

Se não estou em erro, a última grande campanha publicitária à escala mundial foi precisamente lançada pela Pepsi, em associação com Michael Jackson, ainda nessa altura o "Rei da Pop".

Ainda me recordo de andar com uma pequena cassete branca no meu velhinho Walkman, um single promocional dessa campanha, com músicas do negro mais branco da história. Também recordo que começou aí o declínio da carreira do "Rei" com todos os escândalos que o envolveram, bem como a evidente falta de qualidade dos trabalhos que entretanto eram editados, que com o passar do tempo iam quebrando o estatuto de realeza de Michael Jackson.

O que esperar então de Bob Dylan depois deste trabalho? É dificil prever, sobretudo numa altura em que já começa a ser criticado pelas suas prestações em palco, que vão denotando a idade avançada.

Mas também é verdade que, ao contrário de Michael Jackson, Dylan já mostrou uma enorme capacidade de se reinventar e de ultrapassar períodos menos positivos na sua carreira - julgo até estar em condições de afirmar que ele já faz o mais difícil: contrariar a idade, enganar a morte, continuar a vender discos e suscitar paixões.

0 comentários: