quarta-feira, janeiro 21, 2009

Código de barras

Ora aqui está, uma pequena provocação e uma ideia importante. Os códigos de barra fazem parte do universo de coisas a que não ligamos ou não damos importância, mas que são fundamentais para o funcionamento das nossas vidas. Não temos noção de como o sistema de vendas está dependente deles e nem nos apercebemos da indústria e do capital que movem, não só por estarem ligados ao mercado, mas por si mesmos - em termos de negócio da certificação, chamemos-lhe assim.


















"Às 8:01 da manhã de 26 de junho de 1974, um cliente do supermercado Marsh's em Troy, no estado norte-americano de Ohio, fez a primeira compra de um produto com código de barras. Era um pacote com 10 chicletes Wrigley's Juicy Fruit Gum. Isso deu início a uma nova era na venda varejista, acelerando os caixas e dando às companhias um método mais eficiente para o controle do estoque. Aquele pacote de chiclete ganhou seu lugar na história e está atualmente em exibição no Smithsonian Insititute's National Museum of American History (em inglês). Aquela compra histórica foi o ponto de partida para quase 30 anos de pesquisa e desenvolvimento."
(in Wikipedia - leiam mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Código_de_barras, e fiquem saber (quase) tudo sobre as "risquinhas pretas").

1 comentários:

Unknown disse...

Olá "Rouxinol", tá tudo bem contigo, vê se dás noticias. Descobri-te no mundo dos bloguistas, quem diria???
Pelo que já li, tas desempregado ... mau... e então já tas a trabalhar??
Bjo.
SandraPais