sexta-feira, janeiro 30, 2009

Compilação dos Sigur Rós distribuída com jornal

De acordo com o Disco Digital, o jornal inglês The Independent vai oferecer na edição de amanhã uma colectânea dos Sigur Rós - "We play endlessly" é o título e reúne nove temas da banda islândesa.


Isto só é notícia porque são os Sigur Rós, porque a verdade é que já há muito que os jornais distribuem cd´s com compilações, pelo que a comparação que o Disco Digital faz entre o lançamento desta compilação e o último álbum do Prince (cujos direitos foram vendidos a um jornal, não estando disponível em mais lado nenhum) não faz muito sentido.

O álbum do Prince foi um trabalho de originais lançado de forma absolutamente inédita - embora o Prince não o tenha distribuído de forma gratuita, como se diz. Ele vendeu os direitos do trabalho ao jornal, que por sua vez o distribuiu como brinde de um jornal que é pago. Portanto, o artista não ofereceu nada.

Este lançamento agora, é uma compilação. É diferente, porra.

É bom lembrar a colecção "Fados do Público". Uma grande colecção, muito bem editada, bem desenvolvida e que cruzava o fado de várias gerações e estilos. E quando refiro o termo estilo para dividir o fado, corro riscos; porque diz o povo que o fado é único. Mas não é. Do corridinho ao fado de Coimbra, vai uma longa distância.

Ainda sobre os Sigur Rós, resta acrescentar que a compilação traz três temas de "Með suð í eyrum við spilum endalaust" (2008) e de "Takk..." (2005), duas de "Hvarf/Heim" (2007) e uma do EP "Ba Ba Ti Ki Di Do" (2004). E ainda que estão a trabalhar num novo DVD com Vincent Morisset, o realizador de "Mirror Noir", dos Arcade Fire.

0 comentários: