sábado, janeiro 24, 2009

"Vigaristas de bairro" - uma vigarice de filme

Ontem a decisão teve que ser tomada. Não podia continuar a ver quatro filmes ao mesmo tempo. Assim, eu e a minha cara-metade resolvemos terminar o filme do Woody Allen, embora temendo a sonolência que ele provoca. A verdade é que eu gosto bastante do Woody (um amigalhaço) mas ele que me perdoe - este filme é uma ideia de génio, razoavelmente bem desenvolvida e muito mal terminada.
A história gira em torno de um grupo de "Bandidos de bairro", que querem enriquecer com um golpe perfeito. É então que
que desenvolvem um plano para assaltar um banco, montando um negócio numa casa ao lado e cavando um túnel para chegar ao cofre-forte. O esquema vai sofrendo vários contratempos, mas o negócio paralelo prospera e fá-los enriquecer. A questão é que o restante do filme gira à volta do novo-riquismo, caindo numa série de lugares comuns e termina de forma desinteressante. Fez-me até lembrar um outro filme do mesmo realizador, o Hollywood Endings, que também tinha a particularidade de ter um daqueles finais em que na última cena tudo se resolve do pé-para-a-mão e acaba em bem, só porque sim. Mas aí, parodeava-se esse espírito de "finais à Hollywood", o que devolvia a genealidade ao criador. Aqui não. Aqui fica-se com a ideia que Woody (um amigalhaço) teve uma grande ideia para uma comédia, e não a trabalhou.

Desculpa Woody. O Matchpoint eu ainda papei. Este já não dá.


REALIZADOR
Woody Allen

INTÉRPRETES
Woody Allen, Tracey Ullman, Tony Darrow, Hugh Grant, George Grizzard, Jon Lovitz, Elaine May, Michael Rapaport, Elaine Stritch.

0 comentários: