quinta-feira, julho 21, 2011

"Spider-Man - The Dragon's challenge"

Existe hoje em dia uma grande oferta de adaptações de BD e Comics ao cinema. Existe inclusivamente a ideia de que é uma área só agora e recentemente explorada.

Mas na verdade, há muitos, muitos anos que se tenta de forma melhor ou pior, mais ou menos conseguida, transpor esse mundo de fantasia para o grande e pequeno ecrã.
Capa VHS '81

Nos finais do anos '70 surgiu este "Spider-Man - The Dragon's Challenge", que é no fundo a pós-edição e transformação em longa-metragem de dois episódios da série de TV que datava dessa mesma altura, "The Amazing Spider-Man". A série era protagonizada por Nicholas Hammond, que é ainda hoje considerado por alguns um dos melhores Homem-Aranha/Peter Parker de sempre, havendo inclusivamente alguma especulação sobre se terá sido inspiração para o Peter Parker da série de animação que surgiu nos anos 90 sobre o mesmo super-herói.

Na versão original, esta longa-metragem estava, então, dividida em dois episódios chamados "The Chinese Web", parte um e dois, de 1978, mas foi posteriormente transformada num tele-filme, depois da série ter terminado em 1979.

Ao contrário do que pensei, a série não terminou devido a baixas audiências, mas porque era muito dispendiosa e talvez assim também se explique os poucos episódios e a duração dos mesmos (rondavam sempre os 60 minutos).

Relativamente ao interesse que pode existir em ver um filme do género de 1978, prende-se sobretudo com a curiosidade e com o interesse pelo género.


O protagonista desempenha efectivamente um bom Peter Parker, atribuído à história um lado de investigação policial, muito presente nas versões originais das aventuras do Homem-Aranha e mesmo em termos de fisionomia, é credível.

Existe um grande esforço para vermos o super-herói em acção, não faltando as escaladas de arranha-céus (que embora ingénuas, são bem mais interessantes do que alguns efeitos do género noutros filmes semelhantes). As cenas de luta variam entre o bom e o constrangedor, e a solução encontrada para as suas "poderosas" teias é pobre, parecendo mais uma rede de caça e parecendo as suas "vítimas" pequenos animais confusos, depois de enredados nas mesmas.

O argumento mostra-nos momentos com um ritmo bastante aceitável, mas também revela diálogos muito infantis.

No final, fica satisfeita a curiosidade, pretendo ver a série completa, se conseguir, já que nenhum deste material está disponível em DVD - foram editados em VHS e é possível encontrar algumas coisas na net.

(fotografia "emprestada" do espaço imdb)

0 comentários: