quarta-feira, julho 06, 2011

"A águia da Nona Legião"

"A águia da Nona Legião"
Visita aos cinemas da UCI na perspectiva de ver uma das últimas adaptações de BD ao cinema, mas a acabar por ver este título que, embora sem grande expectativa, parecia prometer entretenimento.

E a verdade é que, de espada em punho e sandálias calçadas, “A Águia da Nona Legião” é entretenimento vindo do Século II e conta uma interessante história de aventura.

Adaptado do romance clássico de Rosemary Sutcliff, o filme é realizado por Kevin Macdonald e, embora retrate o período do império romano, não deixa de apontar para outro império: o norte-americano.

Existe uma boa relação dos principais personagens, (Marcus Flavius Aquila e Esca) e é um bom retrato de época. Existem bonitos cenários e boas bonitas fotografias e não consegui deixar de ver em Channing Tatum um G.I. Joe de sandálias. A águia, que se perdeu e que representa as conquistas romanas, equipara-se à bandeira dos EUA.

De resto, para lá do estilo filme de época/género: aventura, destaque para o lado moralista da história. Conceitos como a amizade, a lealdade, a honra e o bem-comum (em detrimento dos interesses pessoais) são muito explorados numa sequência de acontecimentos que unem estes dois indivíduos.

Um filme agradável, mas que facilmente se perderá na memória de tantos outros.

0 comentários: