domingo, julho 22, 2012

Grande Orquestra de Verão, 22 Julho - Basílica do Convento de Mafra

 Após consulta à página da Câmara Municipal de Mafra, decidi que não perdia a oportunidade de estar presente na Basílica do Convento de Mafra, para ver um momento de música gratuito, mas também a passagem do Maestro António Vitorino D'Almeida pela terra que se diz só ter duas estações - o Inverno e a dos Correios.

Contaram-me em tempos que uma apresentação que envolva o Maestro é sempre interessante, porque o homem é um grande contador de histórias. Tinha apenas as referências televisivas. Que eram boas.


Na renovada praça em frente ao Convento de Mafra, lá andava eu, cerca das 18h, a cercar o local onde contava desfrutar música.


Depois de alguns instantes a aguardar já no interior da Basílica, a ver tudo muito longe (infelizmente não cheguei cedo o suficiente para encontrar um lugar próximo dos músicos), surge o Maestro depois de os músicos tomarem posição.

Fala no português mais famoso de sempre. Diz que o concurso orientado pela RTP1 não premiou aquele que diz ser logo à partida o vencedor - St. António. Diz-nos que a sua figura está presente em santuários por todo o mundo. Dedica-lhe A Portuguesa, o hino nacional. Diz ser a sua homenagem.

Depois de, em pé, ouvirmos a Orquestra Metropolitana de Lisboa entoar o hino, é dado início ao concerto.


Primeiro com algumas histórias e peças de Mozart, depois uma peça da autoria do próprio Maestro e por fim, história de vida e música de Schubert.


Nunca tinha assistido a uma apresentação de uma grande orquestra. E francamente só lamento não ter estado mais próximo, nos lugares da frente. Se não tinha conhecimento muito preciso das peças apresentadas, apreciei-as. Mas faltou o "ver", para desfrutar mais.

Uma boa hora e meia. Música e boa disposição.

0 comentários: