sábado, junho 04, 2011

"O Cisne Negro"



Uma das razões porque eu tinha curiosidade em ver o filme "O cisne negro" era a sua "beleza". Dizia-se ser um filme muito "bonito" e com "imagens lindíssimas"...

 Confesso que vi o filme em duas vezes (na primeira cheio de expectativa + segunda à procura de alguma coisa que me surpreendesse). Existe realmente um trabalho surpreendente realizado pela actriz Natalie Portman que é evidente até pelo trabalho físico (diz-se que actriz deslocou uma costela durante as filmagens) que revela um grande esforço em fazer deste o seu papel-carreira, provavelmente o trabalho de contornos mais dramáticos que protagonizou. Mas não consegui evitar perguntar-me, enquanto a história desenrolava, o seguinte: mas a história não versa sobre o Lago dos Cisnes? Na qualidade de "estrangeiro" no mundo da dança, até o escriba procurava neste filme contemplar uma obra maior no que aos filmes que retratam a dança diz respeito.

 Acabei a lembrar alguns filmes domingueiros que vão fazendo moda sobre a dança contemporânea misturada com o Hip Hop e tentando ler (já nem digo sentir) a tal beleza que referia quem já tinha visto o filme e me aconselhava a não perder esta obra prima da sétima arte.

 Claro que existe uma enorme beleza, do alto de todo o machismo, em ver as lindíssimas Natalie Portman e Mila Kunis juntas, quais cisnes em época do cio.

 Mas será que o cisne branco só consegue aceitar o seu lado negro se tirar as roupas?

 Recuso pudores, mas esperava mais e melhor, um argumento que fosse capaz de estar à altura de uma actriz que consegue transmitir toda a angústia do seu personagem e ao lado visual que em determinados momentos vence categoricamente.

 Seria necessário dar a entender que o lado negro do cisne é algo tão natural como a sexualidade? Será o escriba mais pudico que o argumento?

 Felizmente houve Natalie Portman que chegasse...

2 comentários:

regina disse...

Já li o comentário, agora é esperar para ver o filme e ver se acho o mesmo :)

Imaginário disse...

...prometo que um dia destes te devolvo o filme... :)