terça-feira, dezembro 22, 2009

Muse no Atlântico

Há uns dois ou três dias atrás estava em plena Avenida da Liberdade a fumar um cigarro, fui abordado por um indivíduo de ar alucinado que me disse: "Amigo, hoje é dia 24 ou 25? É 24 não é?". Respondi que sim, era 24. Não era. Mas para quê contrariar?

Posto isto, falemos do concerto dos Muse, uma pérola para recordar durante muitos anos, um daqueles concertos de uma banda que me apraz poder dizer "eu já os vi".

Antes deles, actuaram os Biffy Clyro, banda escocesa da qual nunca ouvi falar e cuja actuação só assisti em parte. Se na altura pareceu-me terem um bom som e apresentarem um bom espectáculo, a verdade é que já não me lembro sequer ao que soavam.

Tive que pesquisar na net para saber que é o álbum "Revollutions" que este trio se encontra a divulgar, não se mostrando "rogados na hora de servir o seu rock nervoso, por vezes experimental por outras a pender para um caminho trilhado pelos Queens of the Stone Age" (Blitz, online).

Quanto ao esperado trio inglês, entraram em palco cerca de 15 minutos depois da hora marcada.

O aparato visual e cénico enchia a vista, dando um colorido extravagante à música que explodia do sistema de som do Atlântico. Rebenta "Uprising", um dos temas do último álbum.

Todo o concerto foi um desfilar dos temas que eu mais queria ouvir serem tocados, teve muita garra e atendendo àquilo que já vi desta banda ao vivo, em DVD's e afins, posso classificar este espectáculo como um dos melhores de Muse, um mimo visual, um regalo para os ouvidos e para os olhos, que se chorassem seria por mais.

Por fim, grande alegria saber que ainda agora tive oportunidade de ver a banda britânica em solo nacional e que em 2010 voltarão a marcar presença, desta feita no Rock in Rio Lisboa, segunda a organização do evento, no palco Mundo, no encerramento do dia 27 de Maio.

Em baixo o alinhamento do concerto no Atlântico:

  1. Uprising
  2. Resistance
  3. New Born
  4. Map of the Problematique
  5. Supermassive Black Hole
  6. MK ULTRA
  7. Interlude
  8. Hysteria
  9. Nishe
  10. United States of Eurasia
  11. Feeling Good
  12. Helsinki Jam
  13. Undisclosed Desires
  14. Starlight
  15. Plug In Baby
  16. Time Is Running Out
  17. Unnatural Selection
    Encore
  18. Exogenesis: Symphony Part I (Overture)
  19. Stockholm Syndrome + riff
  20. Man with a Harmonica intro + Knights of Cydonia

0 comentários: