sábado, maio 30, 2009

A origem da comemoração dos aniversários

Hoje vinha de regresso para casa e ocorreu-me que nem sempre as datas de aniversário foram celebradas e fiquei com curiosidade em saber quando se iniciaram este tipo de comemorações, porque me parece por um lado haver uma espécie de generalização nesta matéria, mas por certo terá sido uma cultura específica a iniciar estas festividades.

Fui então à já muito requisitada wikipedia e encontrei este interessante texto sobre a origem do Aniversário.

Origem da Comemoração

Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas - nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão.

Os gregos criam que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam essa idéia. O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos. Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual.

(in Wikipedia.com)

4 comentários:

D@s Pl3ktrüm-/v\ädch3n disse...

Que interessante =) Nunca tinha pensado nisso... Já aprendi mais umas coisitas hoje ;P *

Anónimo disse...

Excelente!
O fato de tal matéria se originar de fonte secular(não religiosa), poderá ajudar muito, a todos aqueles que não dão muito ouvido, e apressam-se em dizer que é cisma e exagêro daqueles que tem aprêço pelo estudo correto da bíblia. Não é difícil saber que muita outras comemorações tbm tem fundamentos no paganismo, no ocultísmo e ou no espiritísmo. Esta escrito: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará"(J.Cristo).

Anónimo disse...

É admirável seu interesse nesse assunto, e sua disposição em procurar as respostas. Quero que saiba que muitas das respostas às perguntas mais importantes que fazemos na vida, tais como de onde viemos, para onde vamos... estão na Bíblia.
Tenha esse mesmo interesse em saber outros assuntos.T)

Imaginário disse...

Obrigado pelos comentários e obrigado pela consideração.

Ainda bem que o post foi educativo e motivador de pesquisa, procura, desenvolvimento.

Um abraço.