sábado, setembro 12, 2009

"Armada", Keep of Kalessin

Este projecto norueguês liderado pelo também norueguês Obsidian Claw, tem vindo a consolidar o seu nome como mais um projecto de qualidade saído do país que exporta mais bandas de death-metal do mundo, a Noruega.

Embora com novo álbum em promoção, o referido em cima - "Colossos" -, debruço-me sobre o anterior "Armada", já de 2006, um trabalho de raízes death-metal.
É no entanto uma trabalho que não se fica pela "secura" alimentada a blast-beats sucessivos, riffs cortantes e áridos. Tem também poucos ou nenhuns devaneios melódicos, que comprometam a sonoridade da banda, embora tenha um lado, mais "adocicado".

Não sendo eu um fã destas vertentes mais extremas do metal, natural destaque para a fácil audição do álbum dos Keep of Kalessin, com riffs abrasivos, mas de fino recorte, técnicos, mas velozes, raivosos mas com noção de realidade.

Um dos grandes trunfos que vejo neste trabalho é a secção rítmica, mais concretamente a bateria, que tem uma riqueza assinalável para este tipo de propostas. Com a velocidade furiosa habitual nesta vertente do metal, a verdade é que se inclina muitas vezes para o metal progressivo, para apontamentos quase jazzísticos.

Aliás, este parece-me um aspecto a reter, esta tendência para um black-metal trabalhado com recorte progressivo, mas sem perderem a noção de "canção", expressão tão avessa ao mundo metaleiro, mas que faz sentido em qualquer universo musical

Uma outra coisa que me chamou à atenção, foram as passagens acústicas que fogem àquela técnica/recurso que é a de colocar interlúdios antes dos temas, aqui antes servindo o tema mais à frente, no decorrer do tema.

Por fim: sei que nunca serão uma das minhas bandas favoritas, mas enquadram-se naquelas propostas interessantes que deixam apontamentos que nos levam a acreditar que, mesmo num estilo tão extremo, podem-nos surpreender.

"Armada" - Keep of Kalessin

1. Surface
2. Crown of Kings
3. The Black Uncharted
4. Vengeance Rising
5. Many Are We
6. Winged Watcher
7. Into the Fire
8. Deluge
9. The Wealth of Darkness
10. Armada

0 comentários: