segunda-feira, janeiro 15, 2007

Homem solteiro procura emprego para relação estável...

O nosso melhor fato e um grande sorriso: aqui estão os dois principais ingredientes que levamos para uma entrevista de trabalho. Tentando não revelar o nosso desespero por entrar numa vida activa, aprontamos a nossa figura e enchemos o peito de convicções, enchemos a boca de mentiras...

- Cheguei à hora marcada, aguardei um pouco na sala de espera. Quem espera sempre alcança, mas quem espera desespera, vai dizendo o povo. Fui chamado à sala da verdade, ao local onde me dispunha a mostrar ao senhor Joaquim Leitão que eu, não só mereço ser contratado, como até sou a pessoa que ele desesperadamente procura na longa lista de candidatos ao lugar. Mas nem sei como, dei comigo a entrevistar o senhor, desmistificando aquilo que ele ia me dizendo em tom quase poético, em jeito de lírica romanesca - o sacana do tipo queria gente para fazer telemarketing, esta é a verdade. Depois de eu empregar os termos inbound, outbound e telemarketing, a conversa sobre a minha motivação para integrar a equipa da Alico (companhia de seguros), transformou-se num monólogo que podia ter por título "Adeus, ou vai-te embora". O senhor Leitão (o porco!) acompanhou-me à porta, desejando-me felicidades para a minha busca - "obrigado e boa tarde, senhor Leitão."
- Passa-se qualquer coisa de estranho no mundo, ou pelo menos no país, porque parece que só há empregos onde a palavra head-set* lembra uma ferramenta de trabalho e não um grito de alinhamento nas corridas de atletismo. Será por isto que se diz que estamos na era das comunicações?
*Auscultadores usados para comunicar

2 comentários:

Anónimo disse...

se não tivesses ido à entrevista como poderias saber, ou confirmar, que realmente a vidinha comum é do mais inócuo que existe, é só invólucro.

Anónimo disse...

estou a imaginar uma paisagem com dez milhões de portugueses, em fila, de auscultadores na mão à espera da sua vez...