sábado, outubro 03, 2009

Within Temptation, Moospell, Maximo Park

Há pouco tempo descobri na Fnac um DVD e CD que achei muito interessante e que me fez recuperar algum apreço por uma banda - os Within Temptation.

As últimas coisas que vi por aí, pelas mãos e vozes da banda, desanimaram-me bastante e criaram-me uma enorme distância do grupo holandês, porque se estavam a tornar numa banda de "gente boazinha", fantasia para jovens adultos.

Neste trabalho, recentemente apresentado, os ambientes negros são recuperados muito graças à riqueza que a orquestra lhes conferiu, ambientes românticos, mas sem se renderem às facilidades da pop com cores metaleiras.

A soar cada vez menos a metal e cada vez mais a pop de guitarras cheias, a banda contraria essa tendência e lança um bom álbum, um bom concerto.

Moonspell

Também na Fnac, mas há mais tempo, descobri "o" DVD dos Moonspell, único registo neste formato da banda lusa, sobre o qual já li algumas coisas e tinha curiosidade de conhecer. Apesar de não conhecer a fundo a obra do grupo, gosto de saber o seu percurso. Com um som "fresco" dentro do metal em geral e do metal feito em Portugal em particular, têm também grandes prestações ao vivo - excelente atitude e já com uma legião de fãs, sobretudo na zona mais a leste da Europa, onde são presença assídua, quer em festivais ou em nome próprio.

Ouvi ontem pela primeira vez o mencionado DVD e fiquei bem impressionado. Há boas bandas e boa música em Portugal.

Maximo Park

Descobri estes há pouco tempo. Não sendo banda com material para marcar uma geração, associam-se a outros grupos da pop-indie/rock, como os Franz Ferdinand. É uma banda com alguns apontamentos interessantes, mas sendo numa postura descomprometida.

São britânico, formados em 2003 e já levam quatro álbuns na bagagem;

* A Certain Trigger (2005)
* Missing Songs (2006)
* Our Earthly Pleasure (2007)
* Quicken The Heart (2009)

0 comentários: