domingo, abril 15, 2012

Humanos, ao Vivo no Coliseu

Tempo de recuperar um grande espectáculo ao vivo, feito DVD.

Humanos, ao Vivo no Coliseu.

O projecto Humanos nasceu em 2004 e recuperou António Variações para a ribalta, com algumas composições cuja gravação e edição em disco nunca chegou acontecer, ganharam forma em disco, pela voz de David Fonseca, Manuela Azevedo e Camané.

Sugiro hoje a escuta destes vídeos e sua visualização - estes são os meus preferidos.






"Taxi Driver" - Martin Scorsese - 1976

Mesmo quem não nunca viu o filme "Taxi Driver", conhece com certeza algumas das suas mais famosas cenas.

Fui resgatar este filme de 1976 e fiquei colado ao ecran.

A forma como é filmado, a banda-sonora, a brilhante interpretação de Robert de Niro... um clássico do cinema, de pleno direito.

Esta longa-metragem deve fazer parte do percurso de qualquer apreciador de cinema e de histórias bem contadas.


sexta-feira, abril 13, 2012

"Um Poema por Semana" - RTP 2

Numa pesquisa bem aleatória de artistas portugueses (no caso, da Cláudia Efe), encontrei uma série de episódios desenvolvidos pela RTP e para a RTP2 que foram exibidos o ano passado por volta desta altura.

Nunca é tarde para descobrir.

Com ideia original de Paula Moura Pinheiro, trata-se da leitura de poemas de autores nacionais, cuja escolha ficou a cargo de José António Vasconcelos. Realização, Paulo Braga e Produção de Frederico Wiborg.

Foram gravados 75 episódios com cerca de três minutos de duração.



A musicalidade é a das palavras dos poetas dos poemas ditos. Imagem bonita, aprumada, despida de jogos que façam distrair daquilo que é o mais importante naquilo que se pretendem leituras.


quarta-feira, abril 11, 2012

"Be Cool" - F. Gary Gray - 2005


Não sei se gosto, se desdenho.



É um filme muito básico. Mas é bom entretenimento. Os actores são bons. Aliás, é um desfile de estrelas. Talvez seja esse espírito "demasiado" holywoodesco que me faz torcer o nariz.

Mas olhando para o filme sem preconceitos - o enredo é uma simples história com alguns gags muito bons. As interpretações são boas e não me refiro a John Travolta. Mas Vince Vaughn e Dwayne Johnson apresentam personagens muito bem conseguidos e muito bem interpretados.

Bom para ver num domingo à tarde.





 
(infelizmente não é possível incorporar o vídeo para que possa ser visto aqui no blog, então deixo o link, para quem tiver curiosidade)...


"Levity" - Ed Solomon - 2003

O tema é simples - sentimento de culpa e redenção.

É um bom filme, com bons actores. Algumas das ideias são muito originais e bem desenvolvidas.

Admito no entanto, que é um filme que facilmente se perde na memória.

Ainda assim, sugiro-o, nomeadamente pelas interpretações, com natural destaque para Billy Bob Thornton e Morgan Freeman que fazem uma interessante "dupla".

Em baixo o trailer que deixa alguma vontade de ver o filme.


Wovenhand (banda) e o filme "The angman" - Les Goldman e Paul Julian - 1964

Numa procura de descobrir quem são os Wovenhand (nome retirado de mais uma qualquer leitura aleatória), deparei-me com boa música e boa imagem.

Vídeo oficial:




Claro que ao aperceber-me que o teledisco foi buscar imagem a uma curta-metragem de 1964, impunha-se descobrir mais.

A curta é da autoria de Les Goldman e Paul Julian e é baseada num poema de Maurice Ogden que foi escrito em 1951. A mesma, em baixo.



"Biker Boyz" - Reggie Rock Bythewood - 2003

Recentemente emprestaram-me uma considerável pilha de filmes. Destes, muito poucos eram bons, ou razoáveis.

Este primeiro sobre o qual escrevo, é dos mais fracos.

Um pouco no espírito "Velocidade Furiosa", temos alta velocidade, mulheres, motas e Laurence Fishburn, Kid Rock, Brendan Fehr, entre outros.

Esquecendo por instantes que estamos a falar de tipos que correm nas ruas, a história tem muito a ver com princípios que gerem as relações não só no mundo que nos é apresentado, mas também fora dele.

Serve o propósito do entretenimento, se se for um adepto de corridas.


Mutemath - pop alternativa

Há uns anos atrás descobri uma banda que nunca tinha ouvido falar. Por cá, nunca encontrei referências, senão numa banda sonora de um filme.

Seja como for, gostei muito da sua onda comercial alternativa e das melodias, do uso da electrónica, mas também do som da bateria, presença do baixo.

Durante muito tempo perdi-lhes o rasto, para reencontrar agora, novamente.




"Zero" - Christopher Kezelos - 2009

Brilhante filme de animação.

Se em termos técnicos estamos já habituados a ver bons filmes de personagens virtuais, encontrar um conceito simples, mas fora do comum como este, não é tão habitual.

Aqui as pessoas são vistas como números, num retrato bastante negro de uma sociedade que descrimina determinados indivíduos.

Esta curta é realizada por Christopher Kezelos em associação com a sua companheira de sempre, a sua esposa, Christine Kezelos. Ambos dirigem a empresa Zealous Creative a partir de Los Angeles e têm tido oportunidade de mostrar trabalho na área da curta-metragem, anúncios e vídeos online.

Em baixo, a curta, para desfrutar e aprender...


terça-feira, abril 10, 2012

"Richard III" - Adaptação de Sam Mendes para Teatro

Em Agosto de 2010, depois de Sam Mendes e Kevin Spacey serem galardoados com um Oscar pelo filme "Beleza Americana", de 1999, foi noticiado um novo projecto que envolvia os ambos os nomes.

Este projecto foi executado e a peça "Richard III" passou por vários palcos, com o actor a interpretar o papel do rei sobre o qual Shekespeare escreveu e romanciou.


De acordo com as críticas que li, muito do sucesso que a peça teve, deve-se à interpretação de Spacey, sobre o qual tenho uma óptima opinião e na verdade os seus desempenhos são reconhecidos em termos de crítica, público e pelos seus pares.

Vale a pena ver o trailer oficial, com alguma esperança de um dia ver a peça, ou no mínimo pela televisão, integralmente.


Joel Crookes

Joel Crookes é um realizador inglês, animador e artista de efeitos especiais - é assim que é descrito na sua página oficial.

Tropecei num dos seus filmes e resolvi verificar o que mais encontrava.

"Burn Toast"
Esta curta foi a primeira que encontrei. Se o enredo é comum a filmes de acção de Hollywood, em termos de realização, edição, som, fotografia e imagem é muito conseguido.

Talvez o protagonista seja o elemento que menos aprecio, mas o realização do filme faz-me esquecer a falta de talento do actor.






"Trees Bleed"
Conceito simples, ideia simples, o mesmo talento na edição.

Com uma mensagem fortemente ecologista, em momento nenhum é dito "Salve a natureza". Não existem actores. Mas a mensagem é clara.







"Retired Laughs"

Aqui está a minha curta preferida deste realizador.

Embora não declaradamente cómica, tem qualquer apontamento de humor que faz acompanhar toda a intriga que é descrita enquanto nem sequer vemos a cara do protagonista. Interessante este estilo de história narrada, muito devido a forma como é encaixada imagem, narração e som para nos contar a história.



"Xenogenesis" - 1978 - James Cameron

Decidi continuar na procura de curtas-metragens e encontrei este "Xenogenesis", o primeiro trabalho realizado por James Camenon, o homem que dizem ter revolucionado o cinema comercial com títulos como "Terminator", "Avatar" ou "Titanic".

Aqui, aborda conceitos que viria a explorar nalguns dos seus filmes, nomeadamente pelo tema futurista, ficção científica e o conceito Máquina v.s. Humanos.

Apesar de ser descrito como uma curta-metragem, parece mais tratar-se de um filme que não foi terminado. Poderá ser uma curiosidade para aqueles que apreciam o cinema de ficção-científica, mas o enredo é o mesmo que foi celebrizado noutras longas-metragem e os efeitos são os de um filme de baixo orçamento no final dos anos 70.



"A Man Who Was Superman" - 2008 -Jeong Yoon-Chul

Com uma curta carreira como realizador, Jeong Yoon-Chul assinou este"A Man Who Was Superman".

Aquilo que parece inicialmente uma história de contornos cómicos, vai-se transformando numa história dramática. Com boa fotografia, a interpretação é muito boa, sobretudo a do protagonista, o actor sul-coreano Hwang Jung-min.

Em baixo fica o trailer que não honra totalmente o filme.

segunda-feira, abril 09, 2012

BBC - The Little Prince Opera - 2003

Em 2004 foi lançada pela BBC uma reinterpretação da obra adaptada de Antoine de Saint-Exupéry "O Princepezinho".

O link corresponde a um trecho que é suficiente para deixar a curiosidade instalar-se. Musicalmente bela e com uma fotografia extraordinária, é uma adaptação que vai deixar adultos e crianças à beira da lágrima.

Recomendo a todos.

http://www.youtube.com/watch?v=I1UF9iu1s6Y


domingo, abril 08, 2012

Melech Mechaya - Dança Do Desprazer

Nome retirado dos folhetos de programação da Fnac, trata-se de um grupo português que segundo investigação foi formado em 2006 e que sempre se dedicaram à música Klezmer, que mistura música dos Balcãs, árabe e cigana.

Este teledisco foi lançado em 2010 e foi realizado por António Rodrigues, acabando mesmo por ser distinguido em vários festivais nacionais e internacionais.


"Occupied " - Christian Filek - 2006

Curta-metragem divertida, mas que podia ser um anúncio de televisão... :(


The Girl With The Yellow Stockings - Grzegorz Muskala - 2008

"The Girl With The Yellow Stockings" é uma curta realizada por Grzegorz Muskala.

A história gira em torno de um momento num encontro de um jovem casal.

As leituras divergem.

 

"Tick Tock" - Ien Chi - 2011

Ien Chi é um realizador Norte-Americano de origem Coreana nascido...em 1991.

Esta curta que apresento agora é deste jovem realizador e a mesma ganhou o prémio de Melhor Fotografia e Melhor Realizador no Campus MovieFest 2011.

Pegando num conceito simples, com uma narrativa que é desenvolvida ao contrário, foi escrito, realizado e editado pelo próprio.

"Late Bloomer" - Craig Macneill - 2005

Mais uma interesante curta-metragem.

Esta é baseada na obra do escritor H.P. LoveCraft, autor de literatura alternativa, dedicada ao Fantástico e ao Terror.

Apesar do mesmo, a história baseia-se no humor que retira da ingenuidade de uma turma de 7º ano perante uma aula de Educação Sexual, mas num tom de terror juvenil, conspiração.


"Connected" - Jens Christensen e Jonas Mouritsen - 2009

Na procura de curtas que podem mostrar alguma inovação, em termos de narrativa, fui tropeçar neste "Connected" - de 2009, um filme de Jens Raunkjær Christensen & Jonas Drotner Mouritsen, retrata um cenário pós-apocaliptico, futurista, sem esperança.

Visualmente apelativo e com boa sonoridade, capta uma mensagem de "Sobrevivência do mais forte", mas talvez também trace um retrato negro para uma humanidade perdida em guerras e poluição.

Vale a pena ver, sobretudo a título de curiosidade.


"Validation" - Kurt Kuenne - 2007

Um dos aspectos que mais prejudicam os filmes românticos, de Domingo à tarde, é a duração - 1h30 para acabar tudo bem é muito.

Sugiro a curta-metragem "Validation", com o actor TJ Thyne, conhecido pelo seu papel na série de televisão "Ossos" e que se enquadra no espírito mais hollywoodesco, mas conseguindo também oferecer uma visão um pouco alternativa. Filmado a preto e branco, é-nos pintada uma história colorida pelas emoções positivas e pela capacidade de ver nos outros qualidades, bem como de as enaltecer, ter uma atitude tão positiva que todo um ciclo vicioso de optimismo se instala.


Son Of Dave

O primeiro contacto foi numa actuação no programa de televisão Jools Holland.

Depois, a surpresa: o tipo afinal já é conhecido por Portugal, tinha visita marcada para um festival de Verão.

Sugiro este pequeno documentário abaixo, para conhecer um pouco melhor esta figura e aguçar a curiosidade.


Novos talentos - Josie Charlwood

Uma das grandes vantagens da internet é a possibilidade de encontrar novos artistas e conhecer novas vertentes.
Para além da possibilidade de conhecer todos os grandes nomes que fizeram a história da música, temos a possibilidade, hoje, de conhecer artistas que em muitos casos nem têm trabalho editado ou carreira consolidada.
Se muitos acham que isso retira a possibilidade de nasceram e serem prolongadas grandes carreiras dos artistas que enchem estádios, na minha opinião vem abrir cada vez mais a possibilidade de se fazerem coisas. Democratizar a música, se se quiser usar um palavrão.
Se existirá assim um consumo mais imediato e menos dedicado? O mundo da pop há muito que vive de singles, veio o período dos álbuns completos, voltámos à era do single...
O importante é a vontade de fazer e que exista público.

Assim, debruço-me hoje sobre o trabalho de uma jovem cantora - Josie Charlwood.
Pelo que consegui apurar, ainda não tem nenhum álbum editado, mas é possível encontrar boas gravações em termos de som, imagem e composição, ou escolha de temas para interpretar.

Para já, ficam aqui alguns vídeos: