sexta-feira, dezembro 19, 2008

15 anos de Produções Fictícias, uma exposição a ver na Fnac do Colombo

Pois: as Produções Fictícias lá comemoram 15 anos de existência. E que bem que têm crescido, este adolescentes (ainda SÓ levam pouco mais que meia dúzia de anos...). A sempre interventiva Fnac lembrou-se de convidar o fotógrafo Ricardo Quaresma (não, não é o mesmo que joga no Inter de Mourinho...) a criar uma espécie de foto-novela, que conta a história da existência das Produções.

Já tive oportunidade de ver e recomendo. É uma exposição muito simples, mas que tem muito interesse para quem siga estas coisas do humor. Vale sempre a pena passar no café da Fnac, tomar um (café) e dar uma vista de olhos nas fotos expostas e ler os textos que as acompanham.


Estão lá desde 12 deste mês, no Colombo, e partem a 11-02-2009.

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Também eu já tenho CU!

Estou há dois dias desempregado e já sinto uma terrível ânsia por não estar a trabalhar. É claro que pensei, ainda há dias, que estar desempregado era como estar de férias, só que com menos perspectivas e dinheiro para gastar. Mas a verdade é que não é bem assim, porque se sabe bem acordar mais tarde durante a semana, também é verdade que há um peso na consciência por saber que todos se levantam cedo da cama para ganhar a vida e SÓ EU fico na cama. Mesmo que a tratar de coisas úteis.
É claro que não sou o ÚNICO a não ir trabalhar, mas a culpa é um sentimento desmedido, que por natureza exagera.

Uma das coisas que aproveitei para fazer durante este meu período sabático (para não dizer de calanzisse), foi actualizar a minha documentação, porque mudei de morada há pouco tempo. Aproveitei para lavar roupa, para enviar curriculuns pela net e para actualizar o B.I e companhia - fui testar o nível de inoperância dos funcionários publicos de Mafra.

Para minha surpresa, não só foi rápido como ainda foi eficiente. Não sei se gostei da experiência (foi fácil de mais, não houve desafio nem discussão, mau humor...), porque foram acessíveis e eficazes, e até já estou à espera de ir levantar o tal cartão de que tanto se fala agora. Sim, porque daqui por pouco tempo também eu já terei o CU (Cartão Único).

Porque sou curioso e porque tenho um blog para alimentar (pronto, foi só mesmo por causa do blog...), sondei como andam a correr os pedidos do cartão; demasiado bem. Toda a gente quer um, assim parece. A senhora que me atendeu disse-me que há muita gente com os BI´s a caducar e que não dão vazão ao restante trabalho, porque passam o dia a "passar cartão". Porque sou atrevidote e tenho um blog para alimentar (sim, outra vez o blog, exclusivamente...), perguntei se não havia muita gente a ir fazer o cartão novo só pela graça. A senhora sorriu e disse que havia muita gente a pedi-lo sem ter o velhinho BI caducado. Ou seja: o Tuga é bicho que vive em grupo, é omnívoro e gosta de tudo o que é novidade nestas, diga-se, merdinhas.

Entretanto já tenho algumas entrevistas marcadas. Será que o facto de ter CU me favorece?...

sexta-feira, dezembro 12, 2008

Rita Carmo

Ando por estes dias a ler a edição de Dezembro da Blitz. Com este número, encontra-se à venda um livro dedicado à fotografia e à música portuguesa, com imagens da autoria da fotógrafa Rita Carmo. É um nome no qual já andava a tropeçar há uns tempos, por algumas fotos de concertos publicadas na Blitz e por um trabalho específico que ilustrava alguns músicos portugueses - o livro que acompanha a revista é uma compilação.
Espreitem o blog da artista:
http://ritacarmo.blogspot.com/

quinta-feira, dezembro 11, 2008

...ainda o DJ Kwan (a minha procura)

Aquando da minha procura pelo nome do DJ que actuou no dia 14 de Novembro, no Pavilhão Atlântico, solicitei via e-mail a ajuda da Fnac e da organização do Atlântico. Só pouco depois é que me dirigi à Antena 3, que em poucas horas me respondeu (mais uma vez, obrigado).
Hoje, quase um mês depois, recebi o seguinte mail:

Exmo. Senhor,

O evento mencionado foi promovido pela FNAC pelo que sugerimos o contacto com esta entidade para esclarecimento da sua dúvida.

Melhores cumprimentos,
Felipa Terenas
Pavilhão Atlântico
Comunicação e Imagem
fterenas@pavilhaoatlantico.pt
Tel. +351 21 891 84 09
Fax. +351 21 891 84 13
www.pavilhaoatlantico


Se fico satisfeito por me terem respondido? Fico. Da Fnac nem me responderam.

quarta-feira, dezembro 10, 2008

Mamma Mia, o filme

Na sexta-feira passada, dia 5 de Dezembro (2008), fui experimentar o único cinema de Mafra – o cineteatro Beatriz Costa. O título em cartaz era o musical Mamma Mia, que já correu o mundo inteiro, mas chega com um pequeno desfasamento a Mafra.
A sala é a mesma onde já assisti ao concerto de natal da Music Land (escola de música mafrense) e a um workshop de bateria, pelo músico Nélson Sobral. A expectativa não era muita, porque já me tinham explicado que se trata de um filme ligeiro, com travo a humor, com muita cantiga à mistura.

E assim me pareceu. O argumento não é muito rebuscado, a história é muito simples, e não há lugar a complexidades de natureza nenhuma. Mesmo a tão propalada grande actuação da actriz Meryl Streep nunca o chega a ser, porque trata-se acima de tudo de um filme festivo, em que tudo é remetido para segundo plano. Mas isto não é uma crítica, antes a justificação para a existência deste filme, que nos convida à festa e onde a actriz principal serve de anfitriã – ela convida-nos para visitar um sonho descomplexado de uma adolescente com mais de 50 anos, que vive num lugar paradisíaco. Sem nunca servir de ilustração de agência de viagens, pinta-nos um lugar paradisíaco e fresco, aquele lugar na nossa mente onde nos refugiamos quando a vida se complica.

Entretanto, enquanto lia algumas notícias relacionadas com o musical, li que Meryl Streep revelou estar disponível para uma sequela, mas com uma condição – “Estou disponível para fazer uma sequela, mas apenas se me conseguirem de volta aqueles rapazes fabulosos: Pierce Brosnan, Colin Firth, Stellan Skarsgard e Dominic Cooper”, disse em declarações ao Daily Mail.

Sinopse (in http://cinema.ptgate.pt/filmes/6313)
Uma mãe solteira, independente, que tem um pequeno hotel numa idílica ilha grega, Donna (Meryl Streep), está prestes a ter de deixar partir Sophie (Amanda Seyfried), a filha que criou sozinha. Para o casamento de Sophie, Donna convidou duas das suas melhores amigas - a prática e hilariante Rosie (Julie Walters) e a multi-divorciada Tanya (Christine Baranski) - as quais pertenciam à sua banda de outrora, “Donna and the Dynamos”. Mas Sophie, secretamente, também convidou três pessoas. Na tentativa de encontrar o seu pai, ao qual estaria destinado levar a noiva ao altar, ela convidou três dos homens do passado de Donna. Em cerca de 24 horas mágicas e caóticas, surgirão novos romances e renascerão antigos, naquela que parece a ilha de todas as possibilidades.

Ano: 2008
País: Reino Unido, EUA, Alemanha
Género: Musical, Comédia, Romance
Realização: Phyllida Lloyd
Intérpretes: Amanda Seyfried, Stellan Skarsgård, Pierce Brosnan, Colin Firth, Meryl Streep, Julie Walters

quarta-feira, dezembro 03, 2008

Há portugas mais tugas que outros

Os “tugas” têm vários problemas, mas há um que dá óptimo material de comédia: os portugueses gostam de falar sobre coisas que não sabem, ou sobre as quais nem sempre têm elementos suficientes. Ainda hoje me arrepio quando me dizem que têm a certeza que o Carlos Cruz está inocente, quanto às suspeitas de pedofilia que recaiem sobre o ex-apresentador. Não que esteja a atribuir sentença de culpa ao senhor. Não. Mas também não o posso inocentar, porque não conheço o processo e porque estamos a falar sobre uma coisa muito intima, que é a sexualidade, e sobre a qual quase toda a gente mente (por uma razão ou por outra).
Este desconhecimento de que falo, por vezes atinge extremos de imbecilidade. Tenho um colega de trabalho que há dias se manifestava a favor da “ATANÁSIA”, porque cada um deve ter o direito a por fim ao seu sofrimento, e contra a colocação de “CHIPRES” nos automóveis, porque é um atentado à liberdade.
É um poço de sabedoria, este meu colega…

Woody Allen quer fazer filme sobre Louis Armstrong

Woody Allen revelou à imprensa alemã que quer fazer um filme sobre o músico Louis Armstrong.
O realizador nova-iorquino quer fazer um filme sobre uma figura do Jazz, como forma de homenagear um género de que tanto gosta. Sabe-se que Allen é apreciador de jazz, tocando inclusivamente clarinete numa banda que já esteve em Portugal a actuar no Casino do Estoril, por alturas de uma passagem de ano.

A questão é: será que é de esperar a Scarllet Johansson no papel do trompetista?

DJ do concerto Fnac-10 anos

Quem esteve na noite de 14 de Novembro no Pavilhão Atlântico a assistir ao concerto de comemoração dos 10 anos da Fnac em Portugal, recorda concerteza a grande actuação do DJ de serviço, e quem leu os meus textos sobre o assunto recorda também que lamentava não ter percebido quem era.

Boas novas!

Resolvi consultar a página de contactos da Antena 3 (parceira da Fnac nesse evento) e enviar para todos um e-mail a pedir ajuda. E em boa hora, já que os (sempre) prestáveis amigos da "3", nomeadamente o sr. e sra. José Mariño e Mónica Mendes, responderam em poucas horas - era o DJ Kwan, dos Mundo Complexo, que ainda não assinou nenhum trabalho em nome próprio, acrescentaram ainda (Mariño e M. Mendes).
Posto isto, comecei a procurar quem é Kwan, acabando por descobrir o seu endereço de e-mail. Escrevi-lhe a contar o sucedido e a perguntar qual era a genda de actuações dele.
Horas mais tarde, recebi a resposta do próprio, a manifestar a sua satisfação pelo trabalho a que me prestei para o descobrir e por eu ter gostado do set dessa noite.

Assim sendo, obrigado à Antena 3 por serem prestáveis e ao DJ Kwan, por perceber que é no contacto entre as pessoas que está a riqueza do fazer.